Wulstan Fletcher
Madhyamākālaṃkāra de Śāntarakṣita:
O Ornamento do Caminho do Meio
Parte III | 23–26 Janeiro 2025
Padmakara talks: Seguindo os conselhos de Jigme Khyentse Rinpoche, os tradutores séniores de Padmakara irão realizar sessões de estudo sobre diferentes textos clássicos. Este é uma iniciativa conjunta da Padmakara (lusófona) em conjunto com Maitrikara, e mais uma vez em parceria com o programa Milinda.
Na primeira e segunda partes, Wulstan Fletcher cobriu cerca de metade do preâmbulo introdutório ao comentário de Mipham Rinpoche sobre O Adorno do Caminho do Meio (Madhyamakālaṃkāra) de Śāntarakṣita. Nesta terceira parte, Wulstan concluirá a apresentação deste texto.
Como antes, com base nas explicações dadas por Khenchen Pema Sherab há muitos anos atrás em Chanteloube, será feita uma tentativa de rever e contextualizar o trabalho de Mipham. Isto incluirá uma apresentação geral dos princípios de Madhyamaka, juntamente com algumas reflexões sobre a história da tradição na Índia e no Tibete e o importante papel desempenhado por Śāntarakṣita.
Śāntarakṣita foi um dos abades e eruditos mais importantes da Universidade de Nalanda e uma das maiores figuras na tradição Madhyamaka. A sua contribuição única consistiu em conjugar a visão da Madhyamaka, como expressão da verdade absoluta, com os ensinamentos da Yogacāra ou Cittamātra (Mente Apenas), como um meio de compreensão da verdade convencional. Esta síntese, que assim uniu os ensinamentos do segundo e terceiro girar da roda do Dharma, e que foi também enriquecida pela tradição lógico-epistemológica, para a qual o próprio Śāntarakṣita fez importantes contribuições, foi o último grande desenvolvimento filosófico na história da Índia budista. Foi esta tradição que Śāntarakṣita, juntamente com seu discípulo Kamalaśīla, trouxe para o Tibete no séc. VIII.
Jamgön Mipham Rinpoche (1846-1912) foi uma figura muito importante no movimento Rimé (não-sectário) que, no século XIX e início do século XX, contribuiu intensamente para reavivar e fortalecer as diferentes tradições e escolas do Budismo tibetano. Os seus comentários sobre os ensinamentos do Sūtrayāna e do Vajrayāna são considerados textos fundamentais na tradição Nyingma e, além disso, escreveu tratados sobre pintura, poética, escultura, alquimia, medicina e lógica. A sua explicação do Mahāyānasūtrāṃkāra, que condensa e se baseia no comentário de dois volumes no Tengyur compostos por Sthiramati, foi escrita em apenas quarenta dias durante o último ano da sua vida.
O texto:
Ornamento do Caminho do Meio
(Madhyamakālaṃkāra, dbu ma rgyan), de Śāntarakṣita, e o seu comentário, por Jamgön Mipham, foram traduzidos do tibetano por Wulstan Fletcher e Helena Blankleder, Padmakara Translation Group (publicado pela Shambhala Publications). (Não disponível em português ainda.)
A terceira parte deste curso online consistirá de 4 sessões de estudo:
De quinta-feira a domingo, 23, 24, 25 e 26 de janeiro de 2025
18:30 WET (Lisboa, Londres, etc.)
19:30 CET (Paris, Madrid, Berlim)
13:30 EST (Nova Iorque)
15:30 GMT-3 (Brasília, São Paulo)
As sessões online serão em inglês, com tradução simultânea para português, espanhol e francês; via Zoom. Todas as sessões serão gravadas e os participantes terão a oportunidade de assistir aos vídeos, caso percam alguma sessão.