Termo

Tibetano:

དགེ་འདུན་

dge 'dun

os que procuram a virtude

Sânscrito:

सङ्घ

saṅgha , saṃgha

grupo, assembleia, união, confluência

Português:

saṅgha [a], comunidade

A comunidade de praticantes budistas, monásticos ou laicos. A saṅgha enquanto objeto de refúgio que faz parte das Três Joias, juntamente com o Buda e o Dharma, é o que se designa por “Nobre Saṅgha” (āryasaṅgha) e refere-se aos membros da comunidade budista que alcançaram os níveis mais elevados de realização como os budas, os bodhisattvas, pratyekabuddhas e arhats. Sendo assim, o uso deste termo varia e pode incluir apenas os seres sublimes, que tenham alcançado o caminho da visão, ou apenas a comunidade monástica, ou mesmo, coloquialmente, apenas os discípulos de um determinado mestre.

Em sânscrito clássico e em pāli é grafado: saṅgha ( a qual constitui a forma mais comum no ocidente); porém de acordo com o sânscrito budista híbrido, é escrito saṃgha संघ. Etimologicamente, em sânscrito, literalmente significa "algo que juntou bem, ou "que aderiu em conjunto bem," e sugere algo que tem solidez e não é facilmente separável. Na Índia antiga, o termo tinha a conotação de "confraria" ou "guilda" e mesmo os termos que foram adotados para designar funções dentro da saṅgha eram termos pertencentes às confrarias, como o termo "ācārya", que originalmente designava o "mestre da confraria" e foi adotado no budismo para um professor ou preceptor de noviços na comunidade monástica.

A saṅgha começou a ordenação dos primeiros cinco monges, os primeiros disicípulos do Buda que receberam o seu primeiro ensinamento após a iluminação, em Sārnāth. A saṅgha pode ser dividida de diversas formas, como, por exemplo, em oito tipos de praticantes, (que correspondem àqueles que se aproximam e àqueles que já alcançaram os quatro tipos de realização do śrāvakayāna.) ou, num sentido mais lato enquanto congregação, em quatro tipos de praticantes: os monásticos masculinos (bhikṣu) e femininos (bhikṣunī), e os laicos masculinos (upāsaka) e femininos (upāsikā). [Buswell & Lopez 2014]

Inglês:

saṅgha, comunity

Espanhol:

saṅgha, comunidad

Francês:

Italiano:

saṅgha