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Termo

Tibetano:

དབང་བསྐུར , དབང

dbang bskur , dbang

transferência de poder

 Atenção: provisório – em revisão 

Sânscrito:

अभिषेख

abhiṣekha

unção, consagração

Português:

iniciação, abhiṣekha

Lit. "transferência de poder". A autorização para ouvir, estudar e praticar os ensinamentos específicos ao vajrayāna. Isto acontece no contexto de cerimónia que pode ser extremamente elaborada ou totalmente simples, em que um mestre qualificado confere a autorização e capacitação ao discípulo, iniciando-o numa determinada prática. Ver "quatro iniciações."

Iniciação ou capacitamento. Destes dois termos, "iniciação", embora de muitas maneiras insatisfatório, tem a vantagem de indicar que é o ponto de entrada numa determinada prática tântrica. Por outro lado, "capacitamento" está mais próximo da palavra tibetana e refere-se à transferência de poder ou de capacidade de sabedoria do mestre para os discípulos, autorizando-os e capacitando-os a dedicar-se à prática e a colherem os seus frutos. Em geral, existem quatro níveis de iniciações tântricas. A primeira é o Iniciação do Vaso, que purifica as impurezas e obscurecimentos associados ao corpo, concede as bênçãos do corpo vajra, autoriza os discípulos a praticar o yogas da fase de geração, e capacita-os para realizarem o nirmāṇakāya. O segundo é a Iniciação Secreta. Este purifica as impurezas e obscurecimentos da faculdade da fala, concede as bênçãos da fala vajra, autoriza os discípulos a praticar o yogas do estágio de completude, e os capacita a realizar o saṃbhogakāya. A terceira iniciação é a Iniciação da Sabedoria. Esta purifica as impurezas e obscurecimentos associados com a mente, concede as bênçãos da mente vajra, autoriza os discípulos a praticar o yogas do Caminho Hábil, e capacita-os a realizarem o dharmakāya. A iniciação final, que muitas vezes é chamado simplesmente de quarta iniciação, é o Iniciação da Palavra Preciosa. Esta purifica as impurezas do corpo, da fala e da mente e todos os obscurecimentos kármicos e cognitivos; concede as bênçãos da sabedoria primordial, autoriza os discípulos a se dedicarem na prática de Dzogchen e capacita-os à realização do svabhāvikakāya.

Tratando-se de uma simplificação de um tema altamente complexo, talvez valha a pena salientar que esta transmissão de poderes só ocorre verdadeiramente quando o mestre é realmente experienciado e realizado na prática e o discípulo tem os necessários pré-requisitos. Caso contrário, e em rigor, como é naturalmente o caso para a maioria das pessoas, as cerimónias de iniciação são, na grande maioria dos casos, simbólicas; elas são, por assim dizer, "bênçãos sagradas". Estas bênçãos são, no entanto, importantes e de facto indispensáveis, na medida em que constituem uma autorização para a prática e plantam uma semente, criando laços auspiciosos que preparam o discípulo para o momento em poderá ter lugar a verdadeira iniciação.

Inglês:

empowerment

The authorization to hear, study and practise the teachings of the Vajrayana. This takes place in a ceremony which may be extremely elaborate or utterly simple. See four empowerments.

Empowerment or initiation. Of these two terms, "initiation," though in many ways unsatisfactory, has the advantage of indicating that it is the point of entry into tantric practice. On the other hand, "empowerment" is closer to the Tibetan word and refers to the transference of wisdom power, from the master to disciples, authorizing and enabling them to engage in the practice and reap its fruit. [CMH 2001] In general, there are four levels of tantric empowerment. The first is the Vase Empowerment, which purifies the defilements and obscurations associated with the body, grants the blessings of the vajra body, authorizes the disciples to practice the yogas of the generation stage, and enables them to attain the nirmāṇakāya. The second is the Secret Empowerment. This purifies the defilements and obscurations of the speech faculty, grants the blessings of vajra speech, authorizes disciples to practice the yogas of the perfection stage, and enables them to attain the saṃbhogakāya. The third empowerment is the Wisdom Empowerment. This purifies the defilements and obscurations associated with the mind, grants the blessings of the vajra mind, authorizes disciples to practice the yogas of the "Skillful Path," and enables them to attain the dharmakāya. The final empowerment, which is often simply referred to as the Fourth Initiation, is the Precious Word Empowerment. This purifies the defilements of body, speech, and mind and all karmic and cognitive obscurations; it grants the blessings of primordial wisdom, authorizes disciples to engage in the practice of Dzogchen, and enables them to attain the svabhāvikakāya. [TPQ, 2010][LLB, 2002]

This is a simplification of a highly complex subject. It is perhaps worth pointing out that these empowerments only truly occur when the transition of spiritual power from the master is actually experienced by the disciple, who is thereby completely transformed. Failing that, which is of course the case for most people, empowerment does not, strictly speaking, occur. Empowerment ceremonies are, in the vast majority of cases, symbolic; they are, so to speak, "sacramental blessings." These blessings are nevertheless important and in fact indispensable, in that they constitute an authorization for the practice and create auspicious links that prepare the disciple for the moment when real empowerment can take place. It goes without saying that in the case of Guru Rinpoche and Yeshe Tsogyal, the empowerments were truly transmitted and received. [LLB, 2002]

lit. “transfer of power.” The authorization to hear, study, and practice the teachings of the Diamond Vehicle; this takes place in a more or less elaborate ceremony in which the diamond master introduces the disciple to the mandala of a deity. [TLWF, 2011] [NS]

Lit. “transfer of power”: the authorization to hear, study, and practice the teachings of the Vajrayana; this takes place in a ceremony which may be extremely elaborate or utterly simple. [ZT, 2006]

Espanhol:

iniciación, abhiśeka, empoderamiento

La autorización para escuchar, estudiar y practicar las enseñanzas del Vajrayāna; conferida en una ceremonia que puede ser extremadamente simple o muy elaborada. Ver cuatro iniciaciones.

Francês:

initiation*

l'initiation, conférée par le maître spirituel, permet l'accès au Vajrayana. Elle habilite l'initié à mettre en pratique les enseignements du Vajrayana et à obtenir ainsi les accomplissements relatifs et suprême, ou siddhi. L’initiation comprend généralement quatre parties, celle du vase, l’initiation secrète, celle de la sagesse ainsi que l’initiation symbolique par le mot. Elles purifient des souillures du corps, de la parole et de l’esprit ainsi que de leurs obscurcissements subtils. [SAYT, 2014]

transfert de pouvoir, ou initiation. De ces deux traductions, « initiation », bien qu’insatisfaisant à plus d’un titre, a l’avantage de montrer que l’abhisheka est le point d’entrée dans la pratique tantrique. En revanche, « transfert de pouvoir » est plus proche du tibétain en évoquant la transmission du pouvoir de la sagesse, du maître aux disciples, laquelle leur donne l’autorisation et la capacité de s’engager dans la pratique et d’en recueillir les fruits. [PIE, 2002]

« ce qui confère le pouvoir d’écouter, prononcer et pratiquer les mantras et les tantras. » (GD) Voir note 256. [CGP, 1997]

*CC [LD, 2017]

Italiano:

iniziazione o conferimento di poteri

Conferita con un cerimoniale che può essere estremamente semplice o elaboratissimo, l’iniziazione abilita ad ascoltare, studiare e praticare gli insegnamenti del veicolo dei segreti mantra. Vedi Quattro iniziazioni.

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