
Termo
Tibetano:
བརྒྱད་པའི་ས , བརྒྱད་པ
brgyad pa'i sa , brgyad pa
Atenção: provisório – em revisão
Sânscrito:
अष्टमकभूमि , अष्टमक
aṣṭamakabhūmi , aṣṭamaka
Português:
Bhūmi dos Oito
Além da lista de dez bhūmis dos bodhisattvas mais frequente, a literatura dos prajñāpāramitā-sūtras enumera um conjunto de dez bhūmis, chamados de “bhūmis em comum” (C. gongdi), pois são comuns aos três veículos: śrāvakas, pratyekabuddhas e bodhisattvas.
O Aṣṭamakabhūmi é o terceiro nível onde se dá causa inicial para o nível de srotaānna, "entrada na corrente", (sendo esse o nível seguinte para os śrāvakas) e é onde se dá a aceitação da não-originação dos dharmas (anutpattikadharmakṣānti) no caminho dos bodhisattvas, e é o equivalente ao início do primeiro dos bhūmis dos bodhisattvas (ou ao sétimo até ao nono dos bhūmis dependendo do sistema). [PDB] (PDB, página 2219)
Trata-se do nível dos "oito", pois é quando se dá a "aceitação óctupla associada à via da visão" (darśanamārgāṣṭakṣānti, mthong lam gyi bzod pa brgyad), que compreende o conhecimento dos fenómenos (dharmajñāna, chos shes pa) e o "conhecimento dos subsequente" (anvayajñāna, rjes su rtogs pa’i shes pa) a respeito de cada uma das duas verdades. [84000] (Toh 11, nota 246).
Inglês:
Espanhol:
Francês:
Italiano: