Termo

Tibetano:

ཉོན་མོངས་པ, ཉོན་མོངས

nyon mongs pa, nyon mongs

emoção perturbadora

 Atenção: provisório – em revisão 

Sânscrito:

क्लेश

kleśa

dor, aflição, perturbação

Português:

emoções negativas, emoções conflituosas, emoções, kleśa, emoções aflitivas

Emoções ou fatores mentais que produzem estados de tormento mental a curto e a longo prazo, também chamadas de “emoções conflituosas” ou “aflitivas”. As três principais emoções negativas – também conhecidas como os três venenos – são a ignorância, o apego e a raiva. A estas frequentemente somam-se a inveja e o orgulho. [STLX]

Quando este conceito sânscrito foi traduzido para o tibetano por nyon mongs pa, acabou por ter um caminho bastante “tortuoso” quando traduzido para a língua inglesa, que variava desde “afflictions” até “defilements”, passando por “negative emotions”, “negativities”, “conflictive emotions”, “emotionality”, “pain”, “misery”, “passion”, etc. O que levou muitas traduções feitas em lingua portuguesa, e baseadas na lingua inglesa, a se desviarem muito do sentido original. Assim sendo, um mesmo termo passou a ter sentidos diferentes de acordo com a tradução utilizada, em que um tradutor de língua portuguesa, que muitas vezes desconhecia o termo original, acabava por se basear em uma opção linguística do tradutor inglês, e não no conceito original. Ainda que a noção de “emoções aflitivas” tenha se tornado relativamente frequente em lingua portuguesa, para evitar a perpetuação destas inevitáveis falhas de compreensão, optou-se por manter o termo em sânscrito, facilitando o compreensão do termo tanto para os leitores que inevitavelmente se beneficiam ao encontrarem um mesmo conceito expresso da mesma forma em diversos textos, quanto para os tradutores, que não mais correrão o risco de traduzirem um mesmo conceito por termos bastante diferentes, por vezes chegando ao ponto de acreditarem que se trata de uma outra coisa.

Inglês:

negative emotions, conflicting emotions, afflictions, defilements, defiled emotions

Espanhol:

emociones negativas, emociones aflictivas, emociones perturbadoras, kleśa

Francês:

émotions négatives, émotions perturbatrices, facteurs mentaux obscurcissants, affliction*, perturbation*, afflictions / perturbations mentales*, passions*, perturbation mentale*, Émotion (nuisible, négative)

Italiano:

emozioni afflittive o negative, afflizioni mentali