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Termo

Tibetano:

དབུ་མའི་ལམ , དབུ་མ

dbu ma'i lam , dbu ma

caminho do meio

 Atenção: provisório – em revisão 

Sânscrito:

मध्यमक, मध्यमप्रतिपद्, मध्यम प्रतिपत्/प्रतिपत्तिः

madhyamaka, madhyama-pratipad, madhyama pratipat/pratipattiḥ

o meio, parte central

Português:

Madhyamaka (a), Escola do Caminho/via do Meio

A filosofia do Caminho do Meio que se foca sobre a noção de śūnyatā, a vacuidade, ao mesmo tempo em que evita posições ontológicas extremas relativas à existência e à não-existência. Foi proposta pela primeira vez pelo mestre indiano Nāgārjuna na segunda metade do século II, e até aos dias de hoje é considerada como uma visão filosófica suprema por budistas de diversas tradições.

Quanto à grafia correta em sânscrito, existem diversas teorias e, até ao momento, as nossas pesquisas indicam que Madhyamaka é a grafia preferencial para a escola ou filosofia, e mādhyamika, será o nome dos proponentes dessa escola. Esta formulação está em linha com Edgerton, BHSD (no entanto, Monier-Williams indica Mādhyamika como sendo o nome da escola.)

Inglês:

middle way, madhyamaka, madhyamika

Teaching on emptiness first expounded by Nagarjuna and considered to be the basis of the Secret Mantrayana. "Middle" means that it is beyond the extreme points of view of nihilism and eternalism. [WOMPT, 1998] [ZT, 2006][NS]

The Middle Way philosophy of śūnyatā, or emptiness, which avoids the extreme ontological positions of existence and nonexistence. It was first propounded by the Indian master Nāgārjuna in the latter half of the second century C.E. and is still upheld in Tibetan Buddhism as the supreme philosophical view. [TPQ, 2010]

The philosophical doctrine propounded by Nagarjuna and his followers, the Middle Way that avoids the extremes of existence and nonexistence. [NLF, 2005] [ZT, 2006]

The highest philosophical view of Mahayana Buddhism, propounded by Nagarjuna in the second century CE. [LLB, 2002]

The series of teachings on emptiness based on the second turning of the wheel of the Dharma first expounded by Nāgārjuna and considered to form the basis of the Secret Mantrayāna. “Middle” in this context means that it is beyond the extremes of existence and nonexistence. [OMS, 2018]

Espanhol:

Madhyamaka, Camino Medio, Escuela del Camino Medio

La filosofía del Camino Medio se enfoca en la noción de śūnyatā, la vacuidad. "Medio" pues está más allá de las posiciones ontológicas extremas de existencia (eternalismo) y no existencia (nihilismo). Propuesta por primera vez por el maestro indio Nāgārjuna en la segunda mitad del siglo II, hasta el día de hoy es considerada una visión filosófica suprema por los budistas de diferentes tradiciones.

Francês:

madhyamika*, Voie du Milieu, Tenant de la Voie médiane*, Voie médiane

voir Voie du Milieu. [SAYT, 2014]

vue philosophique la plus élevée du Grand Véhicule, ainsi nommée car elle ne tombe dans aucun extrême, ni dans le nihilisme ni dans la croyance en la réalité des phénomènes. [SAYT, 2014]

enseignements sur la vacuité systématisés par Nagarjuna et tenus pour l'un des fondements théoriques du Véhicule des Mantras. « Médiane » veut dire libre des extrêmes de la croyance à la réalité en soi des phénomènes et de la croyance au contraire, le nihilisme. L'école du même nom fut la plus influente des quatre écoles philosophiques du bouddhisme indien. [POL, 1999]

enseignement sur la vacuité systématisé d’abord par Nágárjuna et qui sert de base aux enseignements des Mantras Secrets. Milieu ou médian veut dire au-delà de tous les points de vue extrêmes (nihilisme, éternalisme, etc.). [CGP, 1997]

*CC [CC, 2013][SPB, 2020]

Italiano:

Via mediana

La filosofia della vacuità esposta originariamente da Nāgārjuna nella seconda metà del II secolo d. C., considerata come la base del veicolo dei segreti mantra. ‘Mediana’ perché non aderisce a nessuna posizione ontologica estrema, né all’‘esistenza’ (visione dell’eternalismo) né alla ‘non esistenza’ (visione del nichilismo).

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