Termo

Tibetano:

འགྲུབ་བྱེད་ཀྱི་ལས་

'grub byed kyi las

ação que realiza

Sânscrito:

Português:

karma concretizador, ação concretizadora

As ações, ou karmas, concretizadores consistem nos atos que complementam e, como tal, determinam as circunstâncias específicas vivênciadas durante de um determinado renascimento, fruto de uma ato ou karma propulsionador.
"Dois tipos de ações (que podem ser positivas ou negativas) desempenham um papel neste processo [do renascimento]. Primeiro, há a "ação propulsora", que nos projeta para um estado samsárico específico, seguido da "ação concretizadora", que gera as circunstâncias experimenciadas dentro daquele estado. Estes dois tipos de ação estão inter-relacionados de acordo com quatro permutações possíveis.
1. Quando ambas as ações, a propulsora e a concretizadora, são positivas, é alcançado um nascimento nos reinos dos deuses ou dos humanos, juntamente com o desfrutar de todo tipo de excelências, como boa família, força física e beleza, renome e grande prosperidade.
2. Quando a ação propulsora positiva é complementada por uma ação concretizadora negativa, ocorre o nascimento num reino superior, mas é prejudicado por possuir faculdades incompletas e outras desvantagens, ou então por ser dominado por outros.
3. Quando ambas as ações, a propulsora e concretizadora, são negativas, o resultado é o nascimento nos reinos inferiores, onde nada além do sofrimento é experimenciado.
4. Quando a ação propulsora negativa é acompanhada por uma ação concretizadora positiva, surgem situações como as de certos animais ou pretas, que apesar da sua condição infeliz, gozam de grande beleza, força, magnificência e riqueza. " (J. Lingpa, Kangyur R." Treasury de Preciosas Qualidades "London, Shambhala, 2010)

Inglês:

Completing karma, completing, effective action

Espanhol:

Francês:

Italiano: